Identifique e explique quatro opções de estratégia de operações globais


Identifique e explique quatro opções estratégicas de operações globais
(Eloy Algorri Ferrero, Laura Rodríguez-León Rodríguez e Manuela Valera Ortega)
Muitas estratégias de operações exigem agora uma dimensão internacional.
Uma empresa internacional é uma empresa que se dedica ao comércio ou investimento internacional. Uma empresa multinacional (MNC) é uma empresa com extenso envolvimento comercial internacional. Ela compra recursos, cria bens ou serviços e vende bens ou serviços em vários países.
Os gerentes de operações de empresas internacionais e multinacionais abordam as oportunidades globais com uma das quatro estratégias de operação:
Estratégia internacional Estratégia multidisciplinar Estratégia global Estratégia transnacional.
As quatro estratégias estão relacionadas a duas variáveis:
Responsividade local: o grau de diferenciação entre as estratégias seguidas por uma determinada empresa em cada país, a fim de adaptar os produtos ao mercado local. Redução de custos: o grau de vantagem de custo que a estratégia atribui à empresa em relação aos concorrentes do setor.
A relação entre essas duas variáveis ​​e as quatro estratégias é mostrada na seguinte matriz:
Uma estratégia internacional usa exportações e licenças para penetrar na arena global. É a estratégia menos vantajosa, com pouca capacidade de resposta local, já que essas empresas vendem o mesmo produto em todos os países, e pouca vantagem de baixo custo, porque usam seu processo de produção existente a alguma distância do novo mercado. Assim, uma estratégia internacional implica baixa responsividade local e redução de custos.
No entanto, uma estratégia internacional é geralmente a mais fácil, já que as exportações podem exigir pouca mudança nas operações existentes, e os acordos de licenciamento geralmente deixam muito do risco para o licenciado. Em uma estratégia internacional, os mercados são penetrados usando exportações e licenças.
Um exemplo de uma empresa que segue uma estratégia internacional é a Harley Davidson, que vende produtos “Made in America” em todo o mundo, exportando-os dos EUA.
A estratégia multidoméstica tem autoridade descentralizada com autonomia substancial em cada negócio, criando subsidiárias, franquias ou joint ventures com independência substancial.
A vantagem dessa estratégia é maximizar uma resposta competitiva para o mercado local, porém essa estratégia tem pouca ou nenhuma vantagem em termos de custo. É uma estratégia na qual as decisões operacionais são descentralizadas para cada país para melhorar a capacidade de resposta local.
Um exemplo de empresa que segue essa estratégia é o McDonald´s que, dependendo do país, utiliza diferentes estratégias. Por exemplo, na França, onde as pessoas não gostam de restaurantes fast-food, o McDonald's criou uma linha sofisticada de restaurantes; na Índia, onde as pessoas não podem comer carne, criaram uma espécie de restaurantes vegetarianos.
Uma estratégia global possui um alto grau de centralização, com a matriz coordenando a organização para buscar padronização e aprendizado entre as plantas, gerando economias de escala.
Essa estratégia é apropriada quando o foco da estratégia é a redução de custos, mas tem pouco a recomendá-la quando a demanda por responsividade local é alta. É comumente usado por empresas que produzem produtos escondidos do cliente. Assim, é uma estratégia na qual as decisões operacionais são centralizadas e a matriz coordena a padronização e a aprendizagem entre as instalações.
Um exemplo de empresa que utiliza essa estratégia é a Microsoft, que centraliza seu processo na matriz e o produto é padronizado em todo o planeta e a única coisa que mudam é a linguagem de seus programas.
Outro exemplo pode ser maçã. Com esse vídeo, podemos entender melhor como esse tipo de empresa funciona e como seus produtos são padronizados, alterando apenas algumas coisas / recursos:
Uma estratégia transnacional explora as economias de escala e aprendizado, bem como a pressão pela capacidade de resposta, reconhecendo a competência essencial que não reside apenas no país de origem, mas em qualquer outro lugar da organização.
Transnacional descreve uma condição na qual material, pessoas e ideias cruzam fronteiras nacionais. As empresas transnacionais são consideradas “empresas mundiais” cuja identidade nacional não é tão importante quanto sua rede independente de operações mundiais.
As atividades-chave em uma empresa transnacional não são centralizadas na matriz nem descentralizadas, de modo que cada subsidiária pode realizar suas próprias tarefas em uma base local. Em vez disso, os recursos e atividades são dispersos, mas especializados, de modo a serem eficientes e flexíveis em uma rede interdependente. Assim, uma estratégia transnacional combina os benefícios das eficiências em escala global com os benefícios da responsividade local.
Um exemplo de empresa transnacional é a Nestlé, que na verdade é da Suíça, mas 95% de seus ativos e 98% de suas vendas participam no exterior, então a identidade do país da Nestlé é muito baixa e, portanto, é uma “empresa mundial”.

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Operações Mngt.
Quando você completar os seguintes capítulos, você deve ser capaz de:
CAPÍTULO 1 & # 8211; Operações e Produtividade.
1. Defina o gerenciamento de operações.
2. Explique a distinção entre bens e serviços.
3. Explique a diferença entre produção e produtividade.
4. Calcule a produtividade de fator único.
5. Calcule a produtividade de multifatores.
6. Identifique as variáveis ​​críticas para aumentar a produtividade.
CAPÍTULO 2 & # 8211; Estratégia de Operações em um Ambiente Global.
1. Defina missão e estratégia.
2. Identificar e explicar três abordagens estratégicas para vantagem competitiva.
3. Compreender os principais fatores de sucesso e as principais competências.
4. Use a classificação do fator para avaliar os recursos externos do país e do provedor.
5. Identifique e explique quatro opções de estratégia de operações globais.
1. Entenda os três horizontes de tempo e quais modelos se aplicam para cada uso.
2. Explique quando usar cada um dos quatro modelos qualitativos.
3. Aplique os métodos ingênuo, média móvel, suavização exponencial e tendência.
4. Calcule três medidas de precisão das previsões.
5. Desenvolver índices sazonais.
6. Realize uma análise de regressão e correlação.
7. Use um sinal de rastreamento.
CAPÍTULO 4 (5) & # 8211; Design de Bens e Serviços.
1. Defina o ciclo de vida do produto.
2. Descreva um sistema de desenvolvimento de produtos.
3. Construa uma casa de qualidade.
4. Explique como a competição baseada no tempo é implementada pelo OM.
5. Descreva como os produtos e serviços são definidos pelo OM.
6. Descreva os documentos necessários para produção.
7. Explique como o cliente participa do design e da entrega de serviços.
8. Aplique árvores de decisão aos problemas do produto.
CAPÍTULO 5 (S5) & # 8211; Sustentabilidade na cadeia de suprimentos.
1. Descreva a responsabilidade social corporativa.
2. Descreva a sustentabilidade.
3. Explique os 3Rs para sustentabilidade.
4. Calcule o projeto para desmontagem.
5. Explique o impacto de regulamentações sustentáveis ​​nas operações.
1. Defina qualidade e TQM.
2. Descreva os padrões internacionais de qualidade ISO.
3. Explique o que é o Seis Sigma.
4. Explique como o benchmarking é usado no TQM.
5. Explicar produtos robustos de qualidade e.
6. Use as sete ferramentas do TQM.
CAPÍTULO 7 (S6) & # 8211; Controle Estatístico de Processos.
1. Explique o propósito de um gráfico de controle.
2. Explique o papel do teorema do limite central no SPC.
3. Construa - charts e R-charts.
4. Liste as cinco etapas envolvidas na criação de gráficos de controle.
5. Crie p-charts e c-charts.
6. Explique a capacidade do processo e calcule Cp e Cpk.
7. Explique a amostragem de aceitação.
CAPÍTULO 8 (7) & # 8211; Estratégia de Processos e Sustentabilidade.
1. Descreva quatro estratégias de processo.
2. Calcule pontos de cruzamento para diferentes processos.
3. Use as ferramentas de análise de processo.
4. Descreva a interação com o cliente nos processos de serviço.
5. Identificar os recentes avanços na tecnologia de produção.
CAPÍTULO 9 (S7) & # 8211; Gerenciamento de capacidade e restrição.
1. Definir capacidade.
2. Determinar a capacidade de projeto, a capacidade efetiva e a utilização.
3. Realize a análise de gargalos.
4. Calcule o ponto de equilíbrio.
5. Determine o valor monetário esperado de uma decisão de capacidade.
6. Calcular o valor presente líquido.
CAPÍTULO 10 (8) & # 8211; Estratégias de localização.
1. Identifique e explique sete fatores principais que afetam as decisões de localização.
2. Calcule a produtividade do trabalho.
3. Aplique o método de classificação de fator.
4. Complete uma análise de break-even locacional graficamente e matematicamente.
5. Use o método do centro da gravidade.
6. Compreender as diferenças entre a análise de localização de serviços e setores industriais.
1. Discuta questões importantes no layout do escritório.
2. Defina os objetivos do layout de varejo.
3. Discuta a gestão moderna de armazéns e termos como ASRS, cross-docking e lotação aleatória.
4. Identifique quando os layouts de posição fixa são apropriados.
5. Explique como conseguir um bom layout de instalações orientado a processos.
6. Definir célula de trabalho e os requisitos de uma célula de trabalho.
7. Definir layout orientado a produtos.
8. Explicar como equilibrar o fluxo de produção em uma instalação repetitiva ou orientada para o produto.
CAPÍTULO 12 (11) & # 8211; Gestão da cadeia de abastecimento.
1. Explique a importância estratégica da cadeia de suprimentos.
2. Identifique seis estratégias de sourcing.
3. Explicar problemas e oportunidades na cadeia de suprimentos.
4. Descreva os passos na seleção de fornecedores.
5. Explique os principais problemas na gestão de logística.
6. Calcule o percentual de ativos comprometidos com o estoque e o giro de estoque.
CAPÍTULO 13 (12) & # 8211; Gestão de inventário.
1. Realize uma análise ABC.
2. Explique e use a contagem de ciclos.
3. Explicar e usar o modelo EOQ para demanda de estoque independente.
4. Calcule um ponto de reabastecimento e estoque de segurança.
5. Aplique o modelo de quantidade da ordem de produção.
6. Explique e use o modelo de desconto por quantidade.
7. Compreender os níveis de serviço e modelos de estoques probabilísticos.

Pergunta: Quatro estratégias básicas para entrar e competir no ambiente internacional: (1) standardi global.
quatro estratégias básicas para entrar e competir no ambiente internacional: (1) estratégia de padronização global, (2) estratégia de localização, (3) estratégia transnacional e (4) estratégia internacional. Cada uma dessas estratégias tem vantagens e desvantagens. A adequação de cada estratégia varia com a extensão das pressões para redução de custos e capacidade de resposta local. Uma empresa deve equilibrar as pressões por reduções de custos com as pressões pela capacidade de resposta local. Para personalizar os produtos para responder às demandas locais, a empresa pode ter que abrir mão de parte da economia de custos em potencial. Além disso, a empresa pode não ser capaz de alavancar totalmente suas competências distintas.
Como parte do seu desenvolvimento como um novo membro da Divisão de Varejo da IKEA, você foi encarregado por Andres Moberg de identificar os principais problemas estratégicos que a empresa enfrentará nos próximos 10 anos e de recomendar uma ação abordando cada questão. Sua lista de questões estratégicas e planos de ação estratégicos propostos devem ser apresentados em um formato de resumo executivo apropriado e não devem exceder três páginas.
Além disso, enquanto Moberg percebe que ele teve algum sucesso usando sua estratégia global atual, ele está interessado em conduzir um tipo de análise "what-if" para usar estratégias alternativas para a IKEA. Moberg considera que a melhor estratégia nem sempre é óbvia e considera que a melhor maneira de avaliar completamente a sua estratégia futura é tentar formular um parágrafo conceitual para cada tipo básico de estratégia global para a IKEA, para então ver qual estratégia tem a melhor "em forma." Para conseguir isso "e se", ele quer que você prepare um parágrafo conceitual para a IKEA delineando quais diferenças seriam necessárias para a estratégia e as operações da IKEA competirem efetivamente em cada uma das seguintes estratégias globais: estratégia de padronização global.

O que é estratégia global? E por que isto é importante?
& # 8216; Estratégia global & # 8217; é um termo abreviado que abrange três áreas: estratégias globais, multinacionais e internacionais. Essencialmente, essas três áreas referem-se às estratégias projetadas para permitir que uma organização atinja seu objetivo de expansão internacional.
Ao desenvolver a "estratégia global", é útil distinguir entre três formas de expansão internacional que surgem dos recursos, capacidades e posição internacional atual da empresa. Se a empresa ainda está focada principalmente em seus mercados domésticos, suas estratégias fora de seus mercados domésticos podem ser vistas como internacionais. Por exemplo, uma empresa de laticínios pode vender parte de seu excedente de leite e queijo fora de seu país de origem. Mas seu principal foco estratégico ainda é direcionado para o mercado doméstico.
Na Coréia do Sul, a estratégia internacional e mundial de refrigerantes envolverá a mistura de marcas globais como Coca-Cola e Sprite com marcas locais como a Pocara Sweat (e, não, eu não sei o gosto da marca!)
No entanto, o iPod da Apple seguiu essencialmente a mesma estratégia em todo o mundo: neste caso, o painel publicitário estava na América do Norte, mas poderia ter sido em qualquer lugar.
Uma das decisões básicas na estratégia global começa por considerar quanta variação local, se houver, pode haver para uma marca.
Outra decisão mais básica pode ser a de se comprometer com qualquer marca. A marca é cara. Pode ser melhor fabricar produtos para outras empresas que, então, realizam a marca cara. Os iPods da Apple são fabricados na China com a empresa chinesa que fabrica as especificações da Apple. A empresa chinesa, então, evita a despesa de construir uma marca. Mas enfrenta o problema estratégico de a Apple não conseguir renovar seu contrato com a empresa chinesa, que pode estar em sérias dificuldades financeiras.
É importante ressaltar que a estratégia global neste website é uma abreviatura das três estratégias acima.
Implicações das três definições dentro da estratégia global:
Estratégia internacional: os objetivos da organização referem-se principalmente ao mercado interno. No entanto, temos alguns objetivos em relação à atividade no exterior e, portanto, precisamos de uma estratégia internacional. Importante, a vantagem competitiva & # 8211; importante no desenvolvimento de estratégias & # 8211; é desenvolvido principalmente para o mercado interno. Estratégia multinacional: a organização está envolvida em vários mercados além de seu país de origem. Mas precisa de estratégias distintas para cada um desses mercados, porque a demanda do cliente e, talvez, a concorrência, são diferentes em cada país. É importante ressaltar que a vantagem competitiva é determinada separadamente para cada país. Estratégia global: a organização trata o mundo como um mercado e uma fonte de suprimento com pouca variação local. Importante, a vantagem competitiva é desenvolvida em grande parte em uma base global.
Existem outras formas de estratégia global?
Em vários livros e trabalhos de pesquisa, você pode ver referências a outras formas de estratégia global. & # 8217; Por exemplo, você verá "estratégias domésticas" & # 8217 ;. Estes são úteis e podem ser explorados em seu contexto. No entanto, as três estratégias descritas acima cobrem as principais possibilidades.
Nós realmente temos (ou mesmo queremos) um & # 8216; global & # 8217; estratégia?
As empresas falam sobre "ir global" e # 8217; quando o que eles realmente querem dizer é que estão se movendo internacionalmente, fora de seus países de origem. É importante esclarecer precisamente o que se entende por tal redação, porque as implicações estratégicas são completamente diferentes.
Os recursos de negócios necessários para vender internacionalmente podem incluir uma equipe de vendas, folhetos de produtos em vários idiomas e uma equipe de escritório para lidar com pedidos de vendas no país de origem.
Os recursos de negócios em globalização são muito maiores. Normalmente, as empresas precisam de fábricas em vários países de baixo custo de mão-de-obra, branding global e publicidade, equipes de vendas em todos os principais países, patentes caras e registro de propriedade intelectual em muitos países, etc.
Então, por que "ir global" e "# 8217; se os recursos necessários são muito maiores e, incidentalmente, mais complexos de gerenciar? Porque as recompensas de negócios devem ser muito maiores para uma estratégia global. E assim são os riscos!
Assim, muitas empresas não têm uma estratégia global & # 8216; da maneira como é definido na literatura de negócios internacionais. Mesmo algumas grandes multinacionais não possuem uma verdadeira estratégia global no sentido de produção totalmente integrada, sem marcas localizadas, etc.
Por exemplo, a multinacional de grande sucesso PepsiCo domina os salgados em todo o mundo. No entanto, ainda tem marcas locais como Walkers Crisps no Reino Unido. Ele não usa a marca Lays no Reino Unido, mas emprega Lays em grande parte do resto do mundo. Por quê? Razões históricas que começaram com a aquisição da Walkers pela PepsiCo, que já era líder de mercado no Reino Unido.
Mesmo que as empresas tenham uma estratégia global, isso leva anos para se desenvolver e requer recursos substanciais. Ele precisa de muitos milhões de dólares e tempo e experiência substancial em gerenciamento. Por exemplo, a Coca Cola levou muitos anos para desenvolver sua posição atual no mercado mundial de refrigerantes.
Para a maioria das empresas, incluindo muitas empresas menores, é mais realista desenvolver uma estratégia internacional ou multinacional.
Por que a estratégia global é importante?
Há pelo menos quatro respostas para essa pergunta, dependendo do contexto:
Do ponto de vista da empresa, a expansão internacional oferece a oportunidade de novas vendas e lucros. Em alguns casos, pode até ser a situação em que a lucratividade é tão fraca no mercado interno que a expansão internacional pode ser a única oportunidade de lucros.
Por exemplo, a fraca rentabilidade no mercado interno chinês foi uma das razões pelas quais a empresa chinesa de eletrônicos de consumo, TCL, decidiu uma estratégia de expansão internacional. Em seguida, prosseguiu com novos escritórios no exterior, novas fábricas e aquisições para desenvolver sua posição de mercado nos dois principais mercados de produtos eletrônicos de consumo, os EUA e a União Européia.
Além de novas oportunidades de vendas, pode haver outras razões para expansão além do mercado doméstico. Por exemplo, empresas petrolíferas expandem para garantir recursos & # 8211; chamado de busca de recursos. Empresas de roupas se expandem para aproveitar os baixos custos trabalhistas em alguns países & # 8211; chamado de busca de eficiência. Algumas empresas adquirem empresas estrangeiras para melhorar sua posição de mercado em comparação com os concorrentes # 8211; chamado de busca de ativos estratégicos. Estas questões são identificadas no filme que em breve você poderá ver na página & # 8216; Como você constrói uma estratégia global? & # 8217;
Do ponto de vista do cliente, o comércio internacional deve & # 8211; em teoria pelo menos & # 8211; conduzir a preços mais baixos para bens e serviços, devido às economias de escala e escopo que derivarão de uma base global maior. Por exemplo, a Nike usa calçados esportivos de países com baixos custos de mão-de-obra, como as Filipinas e o Vietnã. Além disso, alguns clientes gostam de comprar produtos e serviços que tenham uma imagem global. Por exemplo, personagens de desenhos animados da Disney ou "Manchester United" # 8217; camisas de futebol de marca.
Do ponto de vista das organizações governamentais internacionais & # 8211; como o Banco Mundial & # 8211; O pensamento dominante recente tem sido derrubar barreiras ao comércio mundial, dando certo grau de proteção a alguns países e indústrias. Assim, a estratégia global é um aspecto importante de tais negociações internacionais.
Do ponto de vista de algumas organizações não-governamentais internacionais como a Oxfam e a Medicin sans Frontières, as estratégias globais de alguns membros do grupo de pesquisa # 8211; mas não necessariamente todos & # 8211; empresas multinacionais são consideradas com alguma suspeita. Essas empresas foram acusadas de explorar países em desenvolvimento & # 8211; por exemplo, em termos de seus recursos minerais naturais & # 8211; de maneiras que são prejudiciais para esses países. Esse importante aspecto da estratégia global é explorado na seção separada da web sobre globalização.
Quais são os benefícios de uma estratégia global? E quais são os custos?
Benefícios de uma estratégia global.
O caso de negócios para alcançar uma estratégia global baseia-se em um ou mais dos fatores descritos abaixo & # 8211; veja a pesquisa acadêmica de Theodore Leavitt, Sumanthra Ghoshal, Kenichi Ohmae, George Yip e outros. Para obter as referências completas e detalhadas, vá até o final do Capítulo 19 em qualquer um dos meus livros, Estratégia Corporativa ou Gerenciamento Estratégico.
Economias de escopo: a economia de custos desenvolvida por um grupo quando compartilha atividades ou transfere capacidades e competências de uma parte do grupo para outra, & # 8211; Por exemplo, uma equipe de vendas de biotecnologia vende mais de um produto da faixa total.
Observe que o professor George Yip argumenta que o argumento de negócios para a globalização é fortalecido pelas pressões competitivas: o medo de algumas empresas de que elas serão deixadas para trás por outras empresas se elas não conseguirem se globalizar.
A empresa japonesa de automóveis Toyota se transformou na maior empresa automobilística do mundo. Ela desenvolveu isso por meio de uma estratégia global que inclui economias de escala e escopo, marcas, reconhecimento do cliente e a recuperação de seus extensos custos de pesquisa e desenvolvimento em muitos mercados ao redor do mundo. No entanto, também tem sido cauteloso em sua estratégia global.
Por exemplo, sua estratégia na República Popular da China foi através de joint ventures com as montadoras locais FAW e Guangzhou Auto. Visto que suas principais estratégias na Europa foram em parte por meio de empreendimentos próprios e em parte por meio da cooperação com outras montadoras européias em alguma produção conjunta;
Para outros modelos como o Lexus, a Toyota ainda exporta diretamente de sua principal fábrica no Japão. A razão é que é capaz de ganhar as economias de escala para a marca Lexus de baixo volume que não estaria presente se fosse produzir em quantidades menores em cada região do mundo, como os EUA e a União Européia.
Custos de uma estratégia global.
Os custos de operar uma estratégia global podem ser maiores que os benefícios & # 8211; veja pesquisa acadêmica de Douglas e Wind, Rugman e Verbaeke, Ghemawat e outros. Para os detalhes completos, vá para o final do meu capítulo 19 na Corporate Stategy ou Strategic Management 5th edition.
Com base nesses benefícios, há pelo menos seis custos econômicos de estratégias internacionais e globais:
Falta de sensibilidade à demanda local: Leavitt argumentou que as pessoas estariam preparadas para comprometer seus gostos individuais se o produto fosse barato o suficiente, derivado de economias de escala e escopo. Isso é realmente correto? Outros escritores argumentaram que poderia haver custos na adaptação de produtos para corresponder aos gostos locais, condições locais como o clima e outros fatores locais, como leis especiais sobre questões ambientais. Custos de transporte e logística: se a fabricação ocorrer em um país, será necessário transportar os produtos acabados para outros países. Os custos de alguns produtos pesados, como barras de aço, podem ser maiores do que as economias de escala da produção centralizada em um país. Economias de benefícios em escala podem ser difíceis de obter na prática: a fábrica leva tempo para comissionar, os concorrentes locais que ainda usam usinas antigas e mão-de-obra barata ainda podem ser competitivos. Por exemplo, veja o Tate & amp; Caso Lyle no capítulo 19 de Lynch. Os custos de comunicação serão maiores: a padronização de produtos e serviços precisa ser comunicada a todos os países. Em praticamente todos os casos, também será necessário monitorar e controlar o resultado. Tudo isso é demorado, caro e à mercê de gerentes locais que podem ter suas próprias agendas e interesses.
Na prática, o caso de negócios para uma estratégia global varia de acordo com a categoria do produto. A verdadeira questão para muitas empresas é o que as decisões são tratadas globalmente e o que localmente. Isso é explorado na seção separada deste site: & # 8216; Como você equilibra global e local? & # 8217;

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